HISTORIAL DO CLUBE DO DESPORTO COSMOS DE MAPUTO

A Associação denominada Clube de Desportos Cosmos de Maputo é uma pessoa colectiva de direito privado e de utilidade pública, sem fins lucrativos de carácter social e Pluri-desportivo, dotada de personalidade jurídica e de autonomia Administrativa, financeira e patrimonial.
![]() |
Rassura Chilaule premiada depois da sua equipa da EPC-Av. das FPLM ter ganho o Torneio “Menina Biz” na EPC-Kurula em 2004. |
O Clube acima indicado surgiu há 21 anos (2004) como consequência da suspensão da movimentação do futebol feminino pelo Clube dos Desportos Maxaquene, clube que as atletas representavam desde 1999 vindas do “ex.- Cosmos da Noroeste 2”.
![]() |
Apresentação oficial da equipa de futebol feminino a massa associativa do clube |
Ao comunicar à equipa a suspensão do Futebol Feminino a ideia era de desvincular as atletas a favor dos clubes que estivessem interessados e isso não foi aceite pelos treinadores que preferiram sair do clube com as atletas e filiarem-se a Associação do Futebol com outro nome desde que o Maxaquene ajudasse na inscrição dessa equipa uma vez que já era tarde para se iniciar o processo fora do clube.
O Presidente do Maxaquene aceitou o pedido dos treinadores de ajudar na inscrição da nova equipa e ofereceu todo o equipamento que a equipa vinha usando tendo autorizado que fosse usando enquanto não tivesse outro.
Aceite o pedido dos treinadores, em 19 de Maio de 2004 (4ª feira), nas bombas da Galp do Aeroporto, numa reunião entre os treinadores: Ernesto Ngomane, Aquilino Cumaio (actual presidente) e os convidados Manuel Manhiça, Marcos Mulimae Tomás Tete, nasceu o CLUBE DOS DESPORTOS COSMOS DE MAPUTO ou simplesmente Cosmos de Maputo.
De 2004 a 2010 o clube funcionou com o apoio de um grupo de amigos que se juntaram aos treinadores para não deixar “morrer” o projecto, mas em 2011, o Clube Desportivo Estrela Vermelha de Maputo convidou as atletas do Cosmos de Maputo e os seus treinadores a representa-lo no futebol feminino na Cidade de Maputo convite que foi prontamente acolhido.
![]() |
Parte da Direcção do Cosmos de Maputo Sentados: treinadores; em pé: Secretario e Administrativo |
Assim, de 2011 a 2014 as meninas do Cosmos de Maputo jogaram pelo Estrela Vermelha de Maputo.
Em 2015, a época desportiva iniciou com o Estrela Vermelha a abdicar de continuar a movimentar o futebol feminino, facto que veio a ditar que reaparecesse o Cosmos de Maputo.
Em Fevereiro de 2015, o Presidente do Estrela Vermelha (Manhique) comunicou aos treinadores da equipa de Futebol Feminino que o clube ia suspender a movimentação daquela modalidade por tempo indeterminado por não estar em condições de dar-lhe o apoio que necessitava devido ao facto de ter introduzido novas modalidades, como: boxe e futsal, para alem de ter o Hóquei em alta e a precisar tanto do apoio financeiro duma direcção que esta abraços com a tentativa de há três anos quer devolver a equipa sénior de futebol ao Moçambola.
Reagindo a essa comunicação, os treinadores preferiram sair do clube com todas as atletas.
Mais uma vez, os treinadores que em 2004 criaram o Cosmos de Maputo “abandonaram” o Estrela Vermelha e retornaram ao seu antigo nome COSMOS DE MAPUTO como forma de tornar possível a concretização dos nobres objectivos que nortearam a criação desta equipa em 1997 (Cosmos da Noroeste 2) e em 2004 (Cosmos de Maputo), nomeadamente:
Ø Ocupação dos tempos livres das raparigas pela prática de alguma actividade útil à sua formação física, moral, intelectual e social;
Ø Incentivar o espírito de grupo no seio da rapariga através da actividade desportiva;
Ø Formar uma equipa competitiva e com ambição de ir o mais longe possível.
Comentário Blogger
Comentário Facebook